A importância
do trabalho pedagógico na adaptação de crianças com necessidades especiais e que ele visa informar e compartilhar experiência entre as
crianças em sala de aula para que a inclusão de crianças com necessidades especiais
aconteça de forma gradativa e verdadeira, obtendo assim uma inclusão de
qualidade diminuindo as diferenças entre elas.
Dando oportunidade das crianças interagirem entre si de maneira natural, tornando a
sala de aula adequada para o portador de necessidades especiais proporcionando
a ele a oportunidade de se desenvolver, aprender e conviver com outras
crianças, e ampliar em todos os alunos independente de terem ou não algum tipo
de deficiência a capacidade de conviver socialmente respeitando as diferenças.
A inclusão de
pessoas com necessidades especiais no sistema regular de ensino está baseada na
perspectiva de educação para todos onde cabe ao professor fazer as adaptações
pedagógicas necessárias para o aluno portador de deficiência, cabe a escola preparar
o ambiente físico para receber esses alunos e aos governantes que a lei seja
colocada em prática.
Um dos seus
objetivos principais e a construção e o desenvolvimento de cidadãos
conscientes, capazes de promover transformação e adaptação no seu dia a dia, no
dia a dia da comunidade onde estão inseridos e do país como um todo. Cidadãos
com capacidade de tomar decisões que promovam o bem estar, igualdade e a
justiça para a sociedade em que vivem.
Objetivos
- Promover a reflexão e o exercício diário dos valores, que deve ter como base a afetividade e o estabelecimento de vínculos saudáveis e construtivos que contribuam para a formação da identidade dos alunos como cidadãos.
- Construir de forma coletiva, a busca e superação da discriminação, do preconceito, da intolerância, das desigualdades e dos conceitos estereotipados existentes na nossa sociedade.
- Expandir a visão sobre os pontos de vista pessoais, alheios e coletivos, encontrando respostas equilibradas, que promovam unidade, cooperação e empatia entre os alunos.
- Estimular a integração, incentivar potenciais e a capacidade de todos.
- Desenvolver á capacidade de cooperação, apoio, compartilhamento e soma.
- Desenvolver a percepção de que no ambiente escolar, na sociedade e no mundo há sempre espaço e recursos para todos.
- Aumentar a criatividade e expressão livre das crianças.
- Promover competência social.
- Desenvolver abordagens que aumente a participação e ensino ativo.
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