quinta-feira, 21 de maio de 2015

Trabalhando as diferenças



A importância do trabalho pedagógico na adaptação de crianças com necessidades especiais e que ele visa informar e compartilhar experiência entre as crianças em sala de aula para que a inclusão de crianças com necessidades especiais aconteça de forma gradativa e verdadeira, obtendo assim uma inclusão de qualidade diminuindo as diferenças entre elas.
Dando oportunidade das crianças interagirem entre si de maneira natural, tornando a sala de aula adequada para o portador de necessidades especiais proporcionando a ele a oportunidade de se desenvolver, aprender e conviver com outras crianças, e ampliar em todos os alunos independente de terem ou não algum tipo de deficiência a capacidade de conviver socialmente respeitando as diferenças.
A inclusão de pessoas com necessidades especiais no sistema regular de ensino está baseada na perspectiva de educação para todos onde cabe ao professor fazer as adaptações pedagógicas necessárias para o aluno portador de deficiência, cabe a escola preparar o ambiente físico para receber esses alunos e aos governantes que a lei seja colocada em prática.

Um dos seus objetivos principais e a construção e o desenvolvimento de cidadãos conscientes, capazes de promover transformação e adaptação no seu dia a dia, no dia a dia da comunidade onde estão inseridos e do país como um todo. Cidadãos com capacidade de tomar decisões que promovam o bem estar, igualdade e a justiça para a sociedade em que vivem. 

Objetivos

  • Promover a reflexão e o exercício diário dos valores, que deve ter como base a afetividade e o estabelecimento de vínculos saudáveis e construtivos que contribuam para a formação da identidade dos alunos como cidadãos.
  • Construir de forma coletiva, a busca e superação da discriminação, do preconceito, da intolerância, das desigualdades e dos conceitos estereotipados existentes na nossa sociedade.
  • Expandir a visão sobre os pontos de vista pessoais, alheios e coletivos, encontrando respostas equilibradas, que promovam unidade, cooperação e empatia entre os alunos.
  • Estimular a integração, incentivar potenciais e a capacidade de todos.
  • Desenvolver á capacidade de cooperação, apoio, compartilhamento e soma.
  • Desenvolver a percepção de que no ambiente escolar, na sociedade e no mundo há sempre espaço e recursos para todos.
  • Aumentar a criatividade e expressão livre das crianças.
  • Promover competência social.
  • Desenvolver abordagens que aumente a participação e ensino ativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário